Casa La Farola é o primeiro Coworking Familiar da Serra Gaúcha

O coworking está em expansão no Brasil e é uma maneira inovadora de otimizar espaço, custos e esforços para realizar negócios. A Casa La Farola inova ao oferecer também suporte para mães empreendedoras.

O mercado de trabalho pode ser um campo difícil para mulheres após a gestação. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 13 mil pessoas. A análise constatou que as mulheres, depois da chegada dos filhos, deixam o mercado de trabalho cinco vezes mais do que os homens.

Pensando nisto, um projeto inovador surgiu na Serra Gaúcha. Localizada em Caixas do Sul, a Casa La Farola é o primeiro coworking familiar e hub de empreendedorismo feminino da região e um dos poucos existentes no Brasil. Mas o que isto significa? Significa uma possibilidade real para mulheres empreendedoras depois da maternidade seguirem com seus planos profissionais.

A Casa La Farola é um espaço para que mães sigam seus projetos profissionais com uma estrutura que atende também as necessidades de seus filhos. A idealizadora do projeto, Kessiane Franco, destaca: “A La Farola nasceu da nossa própria dificuldade ao lidar com a volta ao mercado de trabalho após o nascimento do nosso filho. Morando longe, e sem nenhuma rede de apoio, a tarefa de trabalhar em casa tendo um bebê para cuidar virou algo praticamente impossível”.

Particularmente, este coworking é diferenciado por diversas razões. A primeira delas é que o espaço possui uma brinquedoteca e uma cuidadora que supervisiona as crianças enquanto os pais trabalham. Além disso, a Casa La Farola oferece mentorias e consultorias de marketing, networking e treinamentos às empresas parceiras. Ou seja, mais do que um ambiente de trabalho compartilhado, ele se caracteriza como sendo uma rede apoio completa para  mulheres empreendedoras. “Nós acreditamos na amamentação prolongada, no empreendedorismo feminino e materno, na força do coletivo e da cooperação”, salienta Kessiane.

Uma Casa para chamar de Empresa

Mas o que é coworking? A tradução livre do termo é “escritório compartilhado”. É um espaço profissional ideal para empresas em estágio inicial, profissionais liberais e autônomos desenvolverem seus projetos com baixo custo. O ambiente é dividido com empresas de diversos ramos que compartilham toda a estrutura de um escritório: secretária, telefone, impressora, internet, cozinha, entre outros.

A Casa La Farola está localizada no bairro Colina Sorriso em Caxias do Sul.  O espaço oferece sala de reuniões, auditório, postos de trabalho compartilhados, salas privativas, cozinha coletiva, varanda, além de amplo pátio e área externa. 

Como o foco é dar todo o apoio para as mamães empreendedoras, além da brinquedoteca e de uma cuidadora, o ambiente proporciona um playground e um espaço verde, com jardim, horta e árvores frutíferas. Por isso, se você tem interesse em abrir o seu próprio negócio, precisa de apoio e não tem muito recurso financeiro, a Casa La Farola pode ser o ambiente ideal para tirar do papel o seu projeto profissional.

Você se identificou com a situação? Possui uma ideia empreendedora e está tendo dificuldade de conciliar a maternidade com ela? Compartilhe a sua história conosco aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *