Por que é tão difícil parar de procrastinar?

A procrastinação crônica é o hábito de adiar responsabilidades e obrigações, criando um ciclo no qual tarefas não são cumpridas ou são finalizadas de última hora. Este costume pode estar relacionado a alguma disfunção fisiológica ou psicológica, como depressão e ansiedade.

A procrastinação faz com que tenhamos cada vez mais coisas para fazer. Ela aumenta o estresse, a ansiedade e cria sensação de culpa, o que , faz com que fique ainda mais difícil parar de procrastinar.

Como vencer o ciclo do “deixar para depois”? Veja como parar de procrastinar:

1) Termine 1 tarefa por vez
Pode parecer óbvio, mas vencer o ciclo depende de conseguir terminar uma tarefa sem começar outra. Então defina uma tarefa e faça até terminar. Lide com sua frustração, sua mente dizendo pra fazer outras 100 coisas e foque naquele única tarefa na sua frente. Termine e só então comece a próxima tarefa.

2) Não se deixe cair pela tentação das redes socais
Se no momento que você deveria começar a trabalhar ou estudar, você pega o celular e vai olhar seu Instagram, vai ficar cada vez mais difícil fazer algo produtivo. Em contrapartida, se cortar logo no começo, não se deixar cair na tentação de fazer algo inútil e realmente terminar sua tarefa, vai sentir-se bem e, mesmo que depois faça uma pausa, não vai ser difícil voltar a produzir.

3) Regule sua auto exigência
Algumas pessoas criam hábitos de procrastinação por serem perfeccionistas demais, e não se sentirem capazes de fazer algo da maneira que gostariam. Você não precisa fazer perfeito, ninguém está te exigindo perfeição. Além disso, quanto antes você começar, mais tempo terá para fazer.

4) Use métodos de controle de produtividade
Existem diversos métodos de produtividade acessíveis para quem quer parar de procrastinar. Alguns exemplos são o Kanban e o Método Pomodoro (faça um Google para entender melhor sobre eles)

5) Não espere inspiração ou vontade
Se você se engana dizendo que não pode começar uma tarefa porque não está com o humor correto ou não está inspirado, pare imediatamente. Você terá a cabeça perfeita para fazer o que tem que fazer pouquíssimo tempo por dia, e não pode depender disso. É preciso criar o humor correto.

6) Planeje seu dia
Use a primeira meia hora do seu dia pra planejar as prioridades e tarefas de cada período do dia. O que fazer de manhã, de tarde, tarefas difíceis e demoradas, tarefas fáceis, rotinas. Isso deixará sua mente mais clara para o que tem que fazer e quanto tempo você precisa para cada tarefa, não vai sobrar tempo para procrastinar.

E o mais importante, se isso está pesando tanto na sua vida a ponto de prejudicar seu trabalho e relacionamentos, talvez seja uma boa hora para procurar ajuda de um profissional.

Tem alguma dica a mais pra vencer a procrastinação que funciona pra você? Comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *